Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

"As vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante" [Extraordinário]




Olá galerinha, como estão?

O ano começou e com ele o Desafio 52 em 52.
Comecei o desafio com Extraordinário - R. J. Palacio. E, sinceramente, fazia tempo que não lia um livro tão bom, levou nota máxima no Skoob.
A história muito resumida, pode parecer boba: um menino de 10 anos, com o rosto “deformado” em seu primeiro ano na escola. Porém a forma como esse menino escreve é fantástica. A forma como ele expressa o que sente te faz sentir junto.


August Pullman nasceu com uma síndrome genética desconhecida, na verdade algumas síndromes genéticas misturadas, cuja sequela é uma severa deformidade facial. Desde que nasceu Auggie passou por diversas cirurgias e complicações médicas.
Por passar muito tempo no hospital, Auggie nunca frequentou uma escola de verdade... Até este momento.
Apesar de ter ciência de sua deformidade, Auggie se considera uma criança normal.  Com o tempo você também se dará conta disso. Esse menino, um menino inteligente, alegre e engraçado, está começando o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer as outras crianças de sua normalidade, apesar da aparência incomum.
O maior desejo de Auggie é passar despercebido pela multidão, ter um rosto comum.
Auggie não deveria ter sobrevivido a sua primeira noite de vida.

 “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo” pg. 15.

O livro é "escrito" por seis personagens: August, Via, Jack, Miranda, Justin e Summer.



* Via é sua irmã, ela tem 15 anos. A história dela é ótima também. Ela conta sobre sua vida, estando sempre em segundo plano e como sempre compreendeu bem isso, pois Auggie precisava mais da atenção de todos do que ela. Porém, este ano, em um novo colégio, ela não quer ser conhecida como a irmã do menino deformado. Olivia que ser conhecida por quem ela é.

“Depois que você vê alguém passando por isso, parece loucura reclamar por não ter ganhado o brinquedo que pediu ou porque sua mãe perdeu a peça da escola. Aprendi isso aos seis anos. Ninguém nunca me disse. Eu simplesmente soube.” Pg. 89.

* Summer é a única criança que senta com Auggie para almoçar, desde o primeiro dia. Ela sentou a primeira vez por pena dele, mas agora são grandes amigos, ela não deixaria Auggie por nada. 

* Jack é um amigo incrível. Auggie terá problemas com Jack. Não entrarei em detalhes. Jack é pobre, mas ninguém no colégio sabe disso.

* Justin, bem aqui vai um pequeno Spoiler, é o namorado de Via. Ele é do grupo dos inteligentes. Fim do Spoiler. Justin é um cara legal e, depois de um acontecido, ele entende Jack.

* Miranda é uma amiga de infância de Via, uma das duas melhores. Quando entraram nesse novo colégio, elas pararam de se falar, cada uma seguiu um grupo. Miranda, o dos populares e Via o dos inteligentes. É nessa parte da história em que você descobre o porque deles terem se afastado. Miranda ama Auggie, ela o tem como um irmão mais novo. Ela deu a ele, quando era pequeno, um capacete de astronauta. Aggie o usou durante dois anos, sem retirar.


“Crianças podem ser cruéis.” Pg. 84.

Auggie passará por diversas provações nesse ano. Viverá momentos ruins e péssimos.

“Então pensei como seria estar no céu um dia e o meu rosto não importar mais.” Pg. 233.

“Um dos motivos para eu ter deixado meu cabelo crescer no ano passado é que gosto do modo como a franja cobre meus olhos: isso me ajuda a tampar as coisas que não quero ver.” Pg. 27.

Mas também terá momentos extraordinários.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.” Pg. 313.

“Se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus.” Pg. 303.

Uma das coisas que mais gostei no livro é que há milhares de citações de coisas que gosto, tais como Star Wars (Auggie é apaixonado por Star Wars), O Hobbit, Bob pai e Bob filho, O Mágico de Oz, D&D e muitas outras referencias.

Sobre a diagramação do livro, o meu é o de capa azul, não acho que a imagem da capa retrate o Auggie, mas sou apaixonada por livros azuis. A divisão das partes são lindas e as frases que há em cada uma são perfeitas. Gostei muito que nas ultimas páginas há os preceitos do Sr. Browne e os enviados por algumas crianças da classe
.
Eu recomendo, livro nota 10.

Livro: Extraordinário
Editora: Intrínseca
Autora: R.J. Palacio
Páginas: 320.

Preço: R$ 19,90
0

0 comentários:

Postar um comentário