Link1 Link2 Link3 Link4 Link5 Image Map

Lagoinha do Leste - Trilhas pela Ilha

Se você está procurando tranquilidade junto a natureza, a Lagoinha do Leste é o lugar certo para ir!




Há duas maneiras de chegar até este recanto: por trilha ou barco. E é esta dificuldade a principal responsável pela preservação deste paraíso.
Preferencia pelo BARCO: Se você não sabe nadar, não escolha esta opção.
Não há trapiches na praia e em consequência da rebentação do mar os barcos não chegam até a mesma, deixando os visitantes o mais próximo possível para que possam nadar até a praia. Custa de R$ 10,00 a 15,00 por pessoa e é necessário que seja agendado com antecedência, pois não é um serviço diário.
Por TRILHA: Há duas opções. Saindo do Pântano do Sul, cerca de uma hora e meia de caminhada, o caminho exige um pouco mais dos trilheiros por ser mais íngreme, com bastante mata, morros e pedras. Se está pensando em chegar mais rápido a Lagoinha, esse é o caminho certo!
Você pode sair também da Praia da Armação, atravessar um córrego até a praia do Matadeiro, pegar a trilha que vai pela encosta do morro na direção norte-sul e a partir daí iniciar a trilha rumo a Lagoinha do Leste, “a menina dos meus olhos”. Esta opção margeia o alto do costão e acompanha o mar e tem duração aproximada de duas horas. A paisagem lembra diversos cartões postais, se está pensando mais nas fotos e não se importa do tempo, siga esta opção. Nesta opção ainda pode contar com ondas estourando nas pedras praticamente ao lado, as nascentes brotando da terra e a companhia de gaivotas, passarinhos, gaviões, pequenos roedores e lagartos.
Na praia não existe nenhuma lanchonete ou afins. Muito menos vendedores ambulantes ou pessoas para limpar. Então leve o que precisar de casa e retorne com seu lixo, deixando-o em alguma lixeira e não jogado pelo caminho.

Curiosidades: Antigamente havia um único morador na Lagoinha, o Tibúrcio. Ele resolveu se afastar do mundo globalizado onde vivemos e refugiar-se nesta praia, sem luz elétrica ou algum tipo de luxo após sofrer um acidente de moto que comprometeu o perfeito funcionamento de uma de suas pernas, não podendo continuar a trabalhar como pintor. Então construiu uma casa (foto retirada da internet) com argila e garrafões de vinho que recolheu na praia e passou a viver nesse recanto, recolhendo o lixo deixado pelos visitantes impudentes e tentado conscientizar as pessoas sobre o valor do lugar. Tiburcio tinha 52 anos, habitava a Lagoinha há 18, quando foi encontrado enforcado dentro de sua casa, há quem diga que cometeu suicídio por uma decepção amorosa. Hoje a casa não se encontra mais. Infelizmente nem ruínas sobreviveram ao tempo.

Lembre-se: Leve bastante água (sim, você pode encher suas garrafinhas nas nascentes ao longo do caminho), Protetor Solar, Chapéu/Boné, Repelente, comida leve, remédios pessoais, roupa de banho, toalha. Mas não sobrecarregue sua mochila. Fique com as mãos livres. Preste atenção onde pisa. Use sapato fechado e roupa confortável. Procure não fazer a trilha sozinho.
A praia possui cerca de 1.250 metros de extensão e fica a 34 quilômetros do Centro de Florianópolis.








  
Faça um bom passeio e conte-nos sua experiência!   
0

0 comentários:

Postar um comentário